Enfermagem: Enfermeiros comemoram aprovação da “jornada 30 horas”

domingo, 30 de junho de 2013

Enfermeiros comemoram aprovação da “jornada 30 horas”

O plenário “Dr. Tancredo Neves” registrou ontem (25) a primeira manifestação deste ano pela aprovação de projetos. Cerca de 50 funcionários do setor de Enfermagem, representando a categoria, marcou presença na Câmara acompanhar a votação do projeto de lei do vereador Carlão Motorista, que altera para  30 horas semanais a jornada de trabalho. Plenário lotado, cartazes, aplausos agitaram a sessão.

Eles ouviram os discursos dos vereadores durante mais de uma hora, mas valeu a pena porque no final deixaram o plenário felizes pela aprovação.

Lideranças dessa mobilização que começou já no início do ano, disseram que estão conscientes de que o prefeito Dênis Andia pode vetar o projeto e transformá-lo em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, mas esperam que ele cumpra o compromisso assumido com a categoria antes da eleição.

19 Responses para “Enfermeiros comemoram aprovação da “jornada 30 horas””

  1. Eduardo Aviso:
    Antes de votarem os vereadores consultaram o seu depto jurídico? Talvez seja inconstitucional e deixaram a batata quente para o Denis Andia. Acredito no veto total pelo prefeito, mas muito me admira os vereadores tomarem uma atitude dessa. Quem vai sair de “bandido” é o prefeito e o “bom moço” os nossos vereadores… Não que os enfermeiros não mereçam, mas imaginem se os professores também quiserem redução, os funcionários da garagem ou até mesmo os guardas municipais. Todos têm o mesmo direito de pleitear redução da jornada de trabalho?
  2. Fer Aviso:
    Esse povo da enfermagem não pode esperar a prefeitura ser colocada em ordem pra vir cobrar alguma coisa??? Custa esperar por mais um ano que seja?? Todo mundo sabe o caos que o Prefeito está tentando consertar.
    Fico indignada com essas coisas. Tomara que seja vetado!
  3. Mateus Aviso:
    Pronto!! Agora aguenta que vem mais categorias reivindicar a mesma coisa. Se eles podem, os demais funcionários também podem… xiiiiiii
  4. Fião Aviso:
    O vereador Carlão com esse projeto mostrou mais uma vez, que como legislador é fraco.O vereador Pinguim é o culpado por tudo isso estar acontecendo na Câmara Municipal.
  5. suellen Aviso:
    Estava mais que na cara que os “nobres” vereadores iriam aprovar.Eles tem que fazer média e sair como bonzinhos…..

  6. JUNINHO Aviso:
    MUITO BONITO A REIVINDICAÇÃO, MAIS, PELO O QUE ENTENDI NAS MATÉRIAS FEITAS, ESTE PROJETO NÃO IRÁ PRA FRENTE, SERVIRÁ SOMENTE COMO UM PRESTA ATENÇÃO PARA O Sr. Prefeito. NÃO CONCORDO COM O QUE O VEREADOR AUTOR DO PROJETO FEZ, MESMO SABENDO QUE O PROJETO É INCONSTITUCIONAL, E NÃO SERÁ APROVADO, E PELO O QUE VI PELA INTERNET, FEZ UM LINDO TEATRO NA SESSÃO. ACHEI INTELIGENTE, TROUXE OS ELEITORES QUE SÓ “VOTOM” PRO SEU LADO.
    VEREMOS AGORA O QUE O PREFEITO IRÁ FAZER? SUA ATITUDE?
    TENDO EM VISTA QUE PODERÁ VIR FUTUROS PROTESTOS..
    #ACORDAsbo

  7. matheus Aviso:
    ficou provado que a população (pessoal da enfermagem) foi enganada com esse projeto pior que foram alertados por 4 q votaram contra o projeto mas mesmo assim eles acham ou sonham que esta aprovado mas nao esta e simples esse tipo de projeto tem q partir do executivo e hoje nao e mais como era no mandato anterior que vereador mandava mais que o prefeito hj tudo mudou cada um no seu quadrado outra coisa alerto a todos que esses vereadores que votaram a favor deste projeto irão fazer de tudo para boicotar todos os projetos de executivo inclusive nao deixando nossa cidade se desenvolver conclamo a todos que participam de manifestação a assistir ou ouvir aos sessões da camara e verão que a maioria de nossos vereadores nao quer que nossa cidade desenvolva

  8. marcelo facion Aviso:
    Caro Eduardo, concordo com você no sentido de saber se tal lei esta correta, gostaria que tivesse pois trabalhar com doentes não e tao fácil assim e seria bom mérito se conseguissem, agora quanto batata quente de um lado ou do outro discordo, pois esses edis que ai estão nem deveriam estar se não fosse tanta burrice de nosso povo, agora quanto o prefeito concordo pegou uma zica danada nessa prefeitura , mas também já esta dormindo em berço esplendido não realiza nem coisas básicas que não necessitam de tanto recurso, observe a cidade ta parada morta, então edis e prefeito não existem santos.
    E Fer quanto ódio no coração, se te der dor de barriga se fica um ano sem ir no banheiro, como disse cada coisa diferente primeiro que direito é direito tomara que eles tenham e sejam amparados pela lei, agora esperar politico botar a casa em ordem da até vontade de rir, como você e inocente ou deve ser parente do Denis.
    Mateus se a categoria estiver amparada por lei nada mais justo, que todas as profissões que tiverem direito corra atrás, comentário mais sem nexo esse seu. Fiao concordo com você, fraco não fraquíssimo. Suellen e Juninho que seja feito o justo se tiverem direito parabéns senão que exerça e lei. Abraços Fui.

  9. miguel gonçalves Aviso:
    Votar um projeto inconstitucional não é crime ? o vereador não tem o papel de fiscalizar mas aqui em santa barbara tem o papel de atrapalhar o prefeito, isso é uma afronta com restante dos funcionários publicos o resto são lixo, para esses vereadores que não respeitam nem o JURIDICO da camara, cade o ministério Publico não vão fazer nada, o presidente da camara não tem pulso a sessão virou uma zona os vereadores perderam o respeito uns pelos outros e o Sr. presidente não fez nada !!! parabens pelos 04 vereadores que votaram a favor da lei e não fazem panelinhas, vc carlão está destruindo a cidade e os novos que eu pensei que ia trabalhar a favor da cidade já foram contaminados!!! ACORDA SANTA BARBARA, VAMOS PARA AS RUAS, mas dessa vez com fotos de vcs abraçados com o Mario … aguardem para ver !!! vcs estão brincando com povo …

  10. Janaina Aviso:
    Meus caros, é sempre assim, claro que eles tem que aparecer, estar na mídia porque daqui a 3 anos esperam ser reeleitos novamente, mas agora com esse ACORDA SBO, são poucos os que permanecerão em seus cargos de vereadores, a população em geral está deixando de ser enganados, todos, conseguindo entender de uma vez por todas que alguns dizem eu faço, mas na verdade não se faz é nada, mas seu enorme salário está garantido.
    Acredito que infelizmente o sr. prefeito pouco poderá fazer, se realmente é inconstitucional mesmo sendo aprovado não será permitido, a não ser que se crie algum artigo dentro dessa lei que torne possível, mas seria então municipal, por isso creio que terão que esperar bem mais para ter garantido essas 30 h. para os enfermeiros.
    Mas não pensem que isso ficará assim, porque outras categorias também fazem jús a esse tipo de redução, e temos certeza que logo começarão a solicitar e aí o que será feito para poder agradar a quase maioria dentro dos seus direitos? Carga horária reduzida e aumento de seus salários também, é claro …
    Vamos torcer para que isso de alguma forma seja repensado antes de ser aprovado, para não se criar muitos outros problemas, pois já se tem demais.
    Então fica a sugestão: um por vez.

  11. elaine Aviso:
    engraçado vcs acharem que nao merecemos e torcerem para que seja vetado.deviam dar mais valor a um trabalho de extrema importancia e responsabilidade.professores e outras categorias nao trabalham aos finais de semana e feriados….enfermagem se faz 24 horas por dia 365 dias do ano.vcs sabem qto um enfermeiro tem que trabalhar p conseguir ganhar 1200 reais?nao sabem né…viramos 12,18,36 horas direto mtas vezes,e nosso trabalho nao pode haver um erro se quer.logo se ve que tdos vcs que aqui estao torcendo contra nunca precisou do atendimento de um enfermeiro,e pelo jeito mal sabem que sem enfermagem um hospital nao funciona…ou vcs acham que o medico punciona veia,faz curativo,da banho em acamado?????temos um trabalho que nao é qqer um que pode fazer,estudamos para isso,corremos riscos,e dxamos de cuidar da gente para cuidar de vcs……duvido que algum de vcs que aqui reclamam sem ao menos saber como as coisas funcionam,conseguiriam levar no minimo 18 horas direto de plantao…..nao é pra qqer um.temos o dom e vc deveriam tratar melhor quem cuida de vcs..nunca se sabe qdo vamos precisar né….cedo ou tarde vcs vao passar por um hospital…e espero profundamente que vcs precisem mto de um enfermeiro.quem sabe nessa hora vcs darao mais valor a tal profissao

  12. Ivair Aviso:
    Faça 12 x 36 ou 6 x 18, um acordo tripartite, isso pode, é só o Prefeito ter boa vontade….

  13. Paulo Aviso:
    Creio que a questão não é não achar que os enfermeiros não merecem, a questão é a inconstitucionalidade do projeto. Tal projeto deveria partir do executivo a prefeitura que faz a administração que deve pautar o assunto. Imagine se os vereadores sem serem administradores efetivos, pudessem manejar cargas horários e salários de todos os funcionários públicos. Cada vereador iria pautar um projeto um ia querer aumentar a garga horária outro diminuir, um vereador iria batalhar para melhores salários outros para houvesse cortes nos subsídios. Creio que não é o caminho.

  14. Henrique Aviso:
    Pelos comentários que li Elaine, ninguém está discordando da diminuição de horas, nem da classe. Todo trabalho é dificil, me desculpe, em todo trabalho a dificuldades.. Ninguém está desvalorizando a profissão. A questão é a inconstitucionalidade do projeto. Tomara que tenha a diminuição para 30 hrs, e o aumento de salário também, talvez ajude alguns a trabalharem com mais educação também.
    Agora se fossemos jogar na cara td que fazemos uns pelos outros imaginem como seria o mundo…

  15. Mateus Aviso:
    Me desculpa Elaine… mais já precisei várias vezes de um hospital, não só eu, mas como toda minha família, e fui muito mal atendido várias vezes, além da falta de vontade estampada em rosto de várias pessoas. Inclusive tenho 2 conhecidos que faleceram por erro de enfermeiros e não do médico. Claro, não julgo, não culpo, não são todos… Porém, trabalho é trabalho… cada um tem o seu, independende da jornada diária. Eu sei que é cansativo, desgastante… Mas foram vocês que escolheram essa profissão, então, tratar bem um paciente é quase uma obrigação, mesmo com plantão. Tive um trabalho onde eu entrava as 7:30 e saía as 23:00, 23:30, por 6 dias na semana. Minha folga era de quarta-feira, isso quando tinha. Eu não reclamava, escolhi aquilo para mim. Atendia todo tipo de pessoas durante o dia. Levava problemas dos outros pra casa. Era dificil, porem, compensador. Eu não sou contra a jornada reduzida de vocês. Só não acho certo o porquê de só a enfermagem ter esse privilégio. Seria maravilhoso que todos pudessem trabalhar 6 horas por dia, poder reservar um tempo pra gente, para não precisar ir ao banco correndo em horário de almoço, ter uma vida mais saudavel, sem estresse. Porém vejo que isso não é possível… tem todo um contexto envolvido. Creio que só com o tempo essa jornada será diminuída… muito antigamente se trabalhavam 14 ou 16 horas diárias.. caiu para 8 ou 9. Daqui um tempo talvez caia para as tais 6 horas que eu também acho que são suficientes, além de poder dar mais empregos. Mas que isso venha para todos os trabalhadores.

  16. Eduardo Aviso:
    Vamos colocar um pouco de humor nesse assunto. Marcelo Facion é um bom “moderador” do blog. E também um bom observador. Imagino ele e a Denise (que ainda não se manifestou)… É só brincadeira, e os comentários de vocês são oportunos e embasados. O que acontece é que uns e outros tem uma visão diferente da situação. Eu não acredito em burrice, mas sim em falta de opções, ou excesso talvez, porque tinha cada sujeito candidato a vereador. Oportunismo puro. E muitos dos que estão sentados nas cadeiras da câmara municipal se beneficiaram dessa situação. Não preciso dar nome aos boi (ou às cobras). Na próxima eleição acredito que nem 1/3 dessa corja se reelege. Agora a Elaine deve ser uma profissional frustrada. O que ela escreveu não tem mínimo de objetividade. Vocês (enfermeiros) foram enganados sim… e foram pelo vereadores.. E não adiantam achar que o prefeito é culpado. Trabalho digno que vocês fazem, mas existem legislação para isso (CLT). Talvez algumas outras opções, mas somente redução com certeza será vetada.

  17. marcelo facion Aviso:
    Esse assunto já ta dando no saco, se os enfermeiros conseguiram reduzir ao invés de ficarem criticando, estudem e virem enfermeiros, usem a cabeça e mais pratico, chega desse papo já deu.

  18. Cássia Aviso:
    Bom… Todo trabalho com o tempo pode ficar estressante e isso é um cuidado que devemos ter na escolha da profissão. Digo isso pois quando acertamos é possível a existência de prazer nas atribuições. Na minha opinião é o salário que tem que mudar, pois são pessoas que cuidam de vidas. 30 horas por semana, quem não deseja isso não é? Mas eu pergunto? E a Câmara? qual é o horário dos funcionários? É de 40 horas?

  19. Rafaela Aviso:
    É humanamente impossível acreditar que o vereador Carlão está na terceira ou quarta legislatura, com um número bem alto de votos. Quem vota nele? Pois bem, ele se aproveita de uma situação dessa e propõe essa redução de carga horária para o pessoal da saúde, projeto este inconstitucional. E agora, quem vai levar a culpa pelo projeto ser vetado? A Cássia (18) perguntou sobre a carga horária da Câmara: o horário dos funcionários é das 12h00 às 18h00, ganham um salário muito bom e ainda, pasmem, tem auxílio alimentação de R$ 1.000,00 (só este auxílio é maior que o salário das recepcionistas da saúde). Porque eles precisam de auxílio alimentação se entram às 12h00? Isso foi aprovado inclusive pelo vereador Carlão!
Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...