Enfermagem: Emigração: País perde 350 milhões com saída de jovens enfermeiros

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Emigração: País perde 350 milhões com saída de jovens enfermeiros

Portugal terá investido mais de 350 milhões de euros na educação de 5.000 jovens enfermeiros que saíram de Portugal à procura de trabalho, avança a Rádio Renascença. Tanto o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros como o coordenador da Licenciatura de Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem do Porto lamentam que o investimento dos contribuintes seja aproveitado por outros países.

De acordo com a Rádio Renascença (RR), mais de 5.000 jovens enfermeiros saíram do País à procura de trabalho e Portugal terá investido mais de 350 milhões de euros na educação destes jovens enfermeiros que, agora, estão a ser aproveitados, a custo zero, por hospitais além-fronteiras.

Contudo, este número diz apenas respeito à fracção de profissionais que pediram a Declaração das Directivas Comunitárias, documento necessário para trabalhar na União Europeia. Assim sendo, não fazem parte desta equação os enfermeiros espalhados pelo resto do Mundo, para os quais o Estado também teve de pagar pela sua formação.

“Estes países estão a receber mão-de-obra qualificada e na qual não tiveram de investir nada na sua formação”, afirma o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros, Brunho Noronha, à RR. “Os portugueses investiram através dos seus impostos, num activo de futuro que nunca vão ter, porque quando está apto para trabalhar emigra”, conclui.

Face ao elevado custo de formação de cada enfermeiro – cada aluno custou mais de 66 mil euros desde o primeiro ciclo ao término do curso – o coordenador da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem do Porto, Luís Carvalho, também lamenta a falta de retorno do investimento.

“Estamos a investir, com o dinheiro dos nossos impostos, em formação de alta qualidade que oferecemos a outros países que supostamente terão mais possibilidades do que nós para fazer essa formação”, indica.

Um dos pricipais destinos dos jovens enfermeiros portugueses é o Reino Unido.

Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet
Fonte: www.noticiasaominuto.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...