Enfermagem: Enfermeiros de Pernambuco protestam por melhorias na tarde desta sexta

sábado, 3 de agosto de 2013

Enfermeiros de Pernambuco protestam por melhorias na tarde desta sexta


Um grupo de enfermeiros de Pernambuco segue pela Avenida Agamenon Magalhães, uma das principais vias do Recife, em protesto por melhores condições de trabalho para a categoria. Os enfermeiros pretendem seguir até a sede provisória do Governo do Estado, no Centro de Convenções de Pernambuco, onde entregarão uma pauta de reivindicações para o secretário de articulação social da Casa Civil, Yves Ribeiro.
Cerca de 50 pessoas do movimento #EnfermagemNasRuas se reuniram no começo da tarde desta sexta-feira (2) na Praça do Entroncamento, no bairro das Graças, Zona Norte da Cidade, de onde saíram em caminhada. Durante a espera para o começo da passeata, a organização do protesto reclamava da pouca adesão da categoria aos atos públicos, além da desunião entre os enfermeiros do Estado. [Confira vídeo com um dos organizadores do movimento, Gilmar Júnior]:

O Trânsito ficou com retenções na Avenida Agamenon Magalhães, sentido Olinda, durante o deslocamento do grupo para a Sede do Governo do Estado. A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que agentes estão acompanhando a manifestação e não foram necessários bloqueios.

Esta é a quinta vez que os profissionais do movimento #EnfermagemNasRuas saem às ruas do Recife para reivindicar melhores condições de trabalho. Entre a pauta de reivindicações da categoria, realização de concurso público para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, fim dos plantões extras, plano de cargos e carreiras e vencimentos para enfermagem no SUS estadual.

Confira a pauta de reivindicações dos enfermeiros pernambucanos:

1. Realização de concurso público para Enfermeiro, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem;
2. Fim dos plantões extras (plantão extra programado do tipo substituição de vínculos públicos);
3. Posicionamento oficial referente a violência policial ocorrida no último movimento de enfermagem;
4. Publicação no Portal da Transparência, os valores dos repasses para a saúde, inclusive a OSS;
5. Plano de cargos e carreiras e vencimentos para enfermagem no SUS estadual;
6. 30 horas estaduais para todos os serviços de saúde;
7. Investimento nos hospitais estaduais;
8. Adaptação estadual ao PL 4924 de 2009. O PL do piso salarial para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem;
9. Posicionamento estadual em relação a manutenção dos vetos ao ato médico;
10. Reconhecimento das entidades sindicais da enfermagem como únicos representantes da categoria para fins de negociação.

Estas reivindicações estão pautadas na crença de que as negociações sobre os temas da pauta e a conquista dos mesmos, será uma grande vitória para uma categoria representada por mais de 50 mil profissionais de saúde em Pernambuco. Cujos frutos serão vislumbrados na melhoria substancial da assistência aos pacientes e usuários em serviços públicos e privados e fortalecimento do SUS. Enfim, por um Brasil melhor.

Já disse Machado de Assis: "A vida sem lutas é um mar morto". E desta forma, esperamos o atendimento do nosso pleito, esperançosos por um futuro digno para a enfermagem e para a sociedade pernambucana.


Mobilização Nacional da Enfermagem - MONAENF
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: http://bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNe
Fonte: ne10.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...