Enfermagem: SEEPE e Coren-PE realizam fiscalização em unidades de saúde do Recife

sábado, 21 de junho de 2014

SEEPE e Coren-PE realizam fiscalização em unidades de saúde do Recife

Nesta quinta-feira (19), o Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco junto ao Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco realizaram uma inspeção fiscalizatória as Unidades de Saúde da Família de Coqueiral e da Mangabeira, de acordo com a Lei 5.905/73, artigo 15º, incisos II, IV e VIII, com o objetivo de averiguar denúncias.

Na USF de Coqueiral, o SEEPE e Coren-pe foram recebidos pela agente de saúde, Maria Viviane Oliveira, que informou que as atividades dos profissionais da saúde na unidade estão paralisadas devido à precariedade da estrutura física, inclusive a parte odontológica está interditada pelo Conselho Regional de Odontologia há mais de um ano. O atendimento médico e de enfermagem estão sendo realizados em uma escola municipal, próxima a USF. Entretanto, na ocasião, o atendimento não estava sendo realizado devido à paralisação reivindicatória dos enfermeiros da PCR com apoio do SEEPE. A inspeção foi realizada em todas as dependências da unidade e foram coletados dados para realização de um relatório de inspeção que será enviado para a Gerência do Distrito.

Já na USF da Mangabeira, verificamos que ela atende 2.249 famílias com duas equipes de saúde, cada uma com um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem e funciona de segunda a sexta como preconiza a portaria do Ministério da Saúde. Foi verificado que a estrutura física é inadequada para comportar duas equipes de saúde, há mofo na sala de citologia, porta sem funcionar, paredes de gesso que não neutralizam o ruído externo, esgoto a céu aberto tanto na frente da unidade quanto na própria unidade e outras irregularidades. Diante do exposto, uma notificação jurídica 41/2014 foi deixada no local, com prazo para correção das irregularidades.

O intuito das fiscalizações conjuntas é unir as organizações de enfermagem em busca de otimizar os avanços da categoria e garantir uma assistência com qualidade a partir dos princípios legais e éticos. Durante a fiscalização estiveram presentes a Secretária Geral do SEEPE, Berenice Garcês, a Diretora de Relções Sindicais, Maria do Carmo Raposo, os Conselheiros dos Coren-PE Adeíldo Gomes e Leníria Pereira e as fiscais Ivana Andrade e Catarina Ugiette.

É na unidade das entidades da classe que temos força para construir uma história nova para enfermagem pernambucana. Como diria Carlos Drummond de Andrade “Vamos juntos, de mãos dadas...”, afinal, juntos somos mais fortes!





MONAENF - Mobilização Nacional da Enfermagem
Blog MONAENF:  http://bit.ly/MobilizacaoEnfermagem
Facebook: bit.ly/MobilizacaoDaEnfermagem
Grupo no Facebook: www.facebook.com/groups/mobilizacaodaenfermagem
YouTube: www.youtube.com/EnfermagemNet
No Google+: bit.ly/MoNaEnF
Fonte: SEEPE


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhSnaIMi46vyYMCOmrtrmG3QQgT475iAkS3vxo6iTblWEfKjPtOmeyWpuncHsuoaG7XLXaZrDW6fAfcwfYcDC1mOdMKDSDGqD1wwBv8oPLqJLnYt_IigdL1xa0TC07xzCHPeq7J5skuejA/s675/facebook-comments.gif

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...